Curso sobre Cobrança

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Início: 18 de Junho de 2015 as 08:00:00
Término: 17 de Julho de 2015 as 18:00:00
Horário: 08:00:00
Local: Salvador/BA
Entrada:

O curso tem como objetivo desenvolver o conhecimento técnico referente ao processo da cobrança e aprimorar a habilidade para negociar com inadimplentes. O curso tem como público alvo os empregados de cooperativas de crédito vinculadas ao Sicoob Central BA. O curso terá uma única turma, com 30 participantes, dividindo em dois módulos, cada um com carga horária de 16 horas.

O curso será dividido em dois módulos. O primeiro será divido em Procedimentos Técnicos da Cobrança, ministrado por Eduardo de Castro Marazi, consultor de processos do Bancoob; e MCI da Cobrança e Principais desafios, ministrado por Adriana Ferreira, Analista Financeiro do Sicoob Central BA. O segundo módulo, sobre Aspectos Comportamentais e da Cobrança, será ministrado por Pedro Paulo Cunha, que possui vasta experiência com Cobrança e é um dos facilitadores pertencentes à Academia de Crédito da Serasa.

As inscrições são feitas diretamente com o Sicoob Central e já estão encerradas. Dúvidas, entrar com contato com Neila Cunha

E-mail: segep@sicoob-ba.com.br  Tel: (71) 3340-7107

 

Conteúdo Programático

Módulo I  - Procedimentos Técnicos da Cobrança e MCI de Cobrança e Principais Desafios

1.1.        Contextualização

1.1.2.     Aspectos gerais do treinamento;

 

1.2.        Conceitos

1.2.1.     Revisão do processo estruturado de cobrança;

1.2.2.    

1.3.        Conteúdo

1.3.1.     Novidades na Ficha de cobrança

1.3.2.     Integração Crédito/Carteira de Cobrança;

1.3.3.     Novidades na associação de ações;

1.3.4.     Negativação órgãos externo.

1.3.5.     Configuração do acesso rápido

1.3.6.     Novidades no modelo de carta.

1.3.7.     Condições especiais

1.3.8.     Parâmetros disponíveis

1.3.9.     Exportação para escritório de cobrança

Relatórios.

2.1.        Bloqueio

2.1.1.     Revisão dos bloqueios

3.            Meta da área de cobrança;

4.            Relatórios da cobrança;

5.            Indicadores de avaliação da carteira (inadimplência, recuperação, carteira de prejuízo acumulada e nos últimos meses)

6.            Processo participativo para avaliação do processo de cobrança

7.            Espaço para esclarecimento de dúvidas

8.            Cobrança Judicial (regulamento, prazos).

 

Módulo II – Aspectos Comportamentais da Cobrança

•             Desenvoltura para as abordagens telefônicas;

•             Objetividade, pois o foco é a recuperação de crédito;

•             Técnicas de negociação, com o objetivo de obter compromisso de pagamento (definição de valor e data);

•             Capacidade de identificar perfil do associado com o objetivo de definir a melhor estratégia de abordagem para os diversos tipos de devedores;

•             Ter conhecimento do processo de cobrança e das metas de recuperação de créditos da cooperativa;

•             Capacidade de estabelecer posições firmes e claras, para argumentar as objeções do associado;

•             Capacidade de propor medidas que aumentem a eficiência do processo de cobrança, inclusive para a equipe responsável pela qualidade da base cadastral;

•             Ter conhecimento sobre as questões legais que envolvem o processo de cobrança.